sábado, 8 de março de 2014

Cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido? Descubra esse e outros mitos.

        Dermatologista revela o que é boato e o que é verdade sobre a saúde e beleza feminina
 
Cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido? E dormir com ele molhado, faz mal? Veja a resposta para essas e outras questões sobre cabelos comentadas pela dermatologista Dra. Christiana Blattner, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


- Cortar os cabelos faz com que cresçam mais rápido?
Não. “A ponta dupla enfraquece os cabelos, por isso cortar com frequência elimina esse problema. Mas, se você cortá-lo mais do que um centímetro por mês, vai encurtá-lo, pois o cabelo não cresce mais rápido do que isso. O corte também não ajuda a combater a queda”, esclarece a dermatologista. De acordo com ela, muitas vezes o tratamento pode ser feito com a reposição de aminoácidos e vitaminas.
- Lavar os cabelos todos os dias enfraquece os fios?
Pelo contrário. Segundo a Dra. Christiana, lavar os cabelos diariamente é benéfico, pois reduz a oleosidade do couro cabeludo, que é um importante fator de queda dos fios.
- Calvície nas mulheres pode ser tratada?
Sim. Segundo a Dra. Christiana, embora seja mais marcante e visível nos homens, a calvície também pode afetar as mulheres. “A alopecia [nome dado ao problema] muitas vezes começa a se manifestar na adolescência, quando ocorrem alterações hormonais, mas, por ser discreta, muitas mulheres não se queixam nesse período. Após a menopausa, com novas alterações hormonais, o problema se agrava”, explica. O tratamento é feito com suplementos nutricionais, tratamentos hormonais, shampoos e loções adequados ou via laser, que ajuda na melhor absorção dos medicamentos e recuperação da espessura do cabelo e estimula o crescimento de novos fios.
- Dormir de cabelo molhado enfraquece os fios?
Não. “O que acontece é que eles ficam marcados, perdendo o seu balanço natural. Neste caso, há mais lenda do que propriamente um problema”, esclarece. No entanto, a especialista explica que ir com o cabelo molhado para a cama impede a evaporação da umidade concentrada na raiz, o que pode irritar o couro cabeludo, levando a uma dermatite irritativa.
- Estresse pode causar queda de cabelo?
Sim. Em períodos de estresse, ocorre a liberação de cortisona, que aumenta a oleosidade do couro cabeludo e, consequentemente, a queda. “A pele, no geral, também fica mais oleosa em situações de estresse, por isso é comum o aparecimento de acne nesses períodos”, explica a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Love MakeUp Joy - Copyright © 2013/2015. Todos os direitos reservados.
Design por: Andréia Nobre - Nobre Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo