quarta-feira, 16 de abril de 2014

5 Dicas para evitar Lábios Ressecados nesse Outono - Inverno

Proteja a boca durante o ano todo e fazer da hidratação labial um hábito. O calor e o frio deixam os lábios ressecados com tendência a fissuras e descamação, e pode, inclusive, desencadear o aparecimento de herpes labial. Para cuidar da sua boca, veja algumas dicas que a dermatologista Vanessa Metz, da Academia Americana de Dermatologia -AAD-, ensina.  Foto: Shutterstock
O Tempo frio deixa os lábios ressecados com tendência a fissuras e descamação. Mas a exposição excessiva ao sol sem proteção também é ruim para os lábios e pode, inclusive, desencadear o aparecimento de herpes labial. Assim, torna-se necessário cuidar e proteger a boca durante o ano todo e fazer da hidratação labial um hábito. Para não errar, veja algumas dicas que a dermatologista Vanessa Metz, da Academia Americana de Dermatologia (AAD), ensina.
Hidratação
Rotineiramente durma com um hidratante nos lábios e, ao longo do dia, aplique um hidratante mais leve, de preferência com fator de proteção solar, por baixo do batom colorido. “Alguns batons já possuem hidratantes em suas fórmulas”, diz Vanessa. 
Cuidado com a alergia
Antes, muitos dermatologistas indicavam produtos importados para evitar alergias, mas agora o mercado nacional está melhorando cada vez mais neste quesito. “Quem for alérgico a componentes presentes nas fórmulas dos batons, deve procurar alternativas que não possuem esses componentes, e existem opções nacionais hipoalergênicas”, afirma.
Esfoliação moderada
Vanessa não indica a esfoliação nos lábios, mas, para quem quer fazer, existem produtos específicos que são mais suaves, com grãos esfoliantes mais fininhos. Faça movimentos suaves, sem irritar a pele ou deixá-la muito vermelha. “Essa área, que chamamos de semi-mucosa, é mais sensível e muito vascularizada, então devemos ter mais cuidados”, alerta.

 
Não arranque pelinhas ressecadas
Tudo isso é importante para evitar que aquelas pelinhas ressecadas dos lábios levantem e se tornem uma tentação. Muita gente tem como passatempo arrancar as partes ressecadas da boca, o que pode provocar sangramento e outros problemas dermatológicos. “Existe a probabilidade de causar feridas, desencadear herpes labial, deixar fissuras e aumentar a porta de entrada para infecções”, explica a dermatologista.
Saliva resseca os lábios
O que também é instintivo é passar a língua nos lábios para dar uma sensação momentânea de alívio do ressecamento. Mas o hábito pode ser prejudicial para a boca. “A saliva possui um pH ácido e, por isso, passar a língua nos lábios constantemente pode causar uma assadura - ou o que chamamos de dermatite perioral que é muito comum em crianças”, diz Vanessa.
Truque
A vaselina é um ótimo hidratante. Na hora da maquiagem pode ser um truque incrível. Alguns maquiadores que gostam de aplicar antes do batom para que as 'pelinhas' que ficam levantadas se abaixem, deixando os lábios mais lisinhos.

Beijo Beijo da Joy!!
© Love MakeUp Joy - Copyright © 2013/2015. Todos os direitos reservados.
Design por: Andréia Nobre - Nobre Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo