sábado, 5 de abril de 2014

Manual do cabelo crespo e cacheado: dicas valiosas para disciplinar os fios

Profissional do Beleza Natural ensina como disciplinar e valorizar esse tipo de cabelo

Cabelos crespos e cacheados são lindos, mas geralmente dão muito trabalho.  Difíceis de disciplinar e desembraçar, os cachos costumam ser substituídos pelos fios lisos, mais fáceis de cuidar.

Expert em cabelos crespos e cacheados, Lúcia Santana, coordenadora técnica das cabeleireiras do Beleza Natural, dá dicas valiosas para ter cachos lindos e cabelos ondulados disciplinados.

Coloração

Segundo a especialista, tintura e relaxamento dos fios não combinam. “A tintura resseca os fios e pode até enfraquecer e quebrar os fios. Mulheres com cabelo cacheado que querem pintar o cabelo devem usar um tonalizante leve e, de preferência, colorir o cabelo com ajuda de um profissional”, completa.
Um dos produtos amigos dos cachos é o leave in, que pode ser usado todos os dias / Crédito: Divulgação TV Globo
Um dos produtos amigos dos cachos é o leave in, que pode ser usado todos os dias / Crédito: Divulgação TV Globo
Para manter a cor, o cabelo deve estar saudável e hidratado. De acordo com Lúcia, cabelo danificado não pega a pigmentação. “Depois da química é importante usar produtos específicos para cabelos coloridos”, ensina ela.

Lavagem

“O mais indicado é que os fios crespos ou cacheados sejam lavados e condicionados duas vezes na semana, não mais que isso porque os fios são muito frágeis e têm pouca oleosidade natural”, diz Lúcia.
Para manter os fios bonitos, o cabelo cacheado e crespo deve ser hidratado duas vezes por semana / Crédito: Divulgação TV Globo
Para manter os fios bonitos, o cabelo cacheado e crespo deve ser hidratado duas vezes por semana / Crédito: Divulgação TV Globo
Ainda de acordo com a coordenadora do Beleza Natural, o cabelo deve ser hidratado duas vezes por semana também com uma máscara de hidratação ou creme de tratamento.
Outra dica é o uso do leave in – ou creme de pentear sem enxágue – todos os dias para realçar e dar forma aos cachos. “É importante tirar o creme do dia anterior apenas com água antes de fazer uma nova aplicação”, acrescenta ela.

Secagem

“O ideal é que o cabelo crespo ou cacheado seque naturalmente porque o uso do secador resseca os fios”, afirma Lúcia. Se o uso do secador for necessário, a dica da especialista é usar sempre o bico difusor e não manter o equipamento muito próximo nos fios durante muito tempo. “Babyliss e prancha nem pensar porque eles “fritam” os fios crespos”, ressalta a profissional.

Finalizador

De acordo com Lúcia, o leave in ou creme de pentear é o aliado diário da mulher que tem os cabelos crespos e ondulados. “Outro produto indicado para este tipo de cabelo são um reparador de pontas, que precisa ter apenas silicone e pode ser usado no dia-a-dia para dar brilho e soltar os fios quando os cabelos estiverem já secos”, completa.

Volume

Soltar os cachos com a mão ajuda a aumentar o volume /Crédito: Divulgação TV Globo
Soltar os cachos com a mão ajuda a aumentar o volume /Crédito: Divulgação TV Globo
Para dar mais volume, a expert indica corte em camadas e ensina que após o cabelo estar bem seco, um silicone deve ser usado para soltar as pontas. A especialista ensina o passo a passo para soltar os cachos com as mãos:
  • Com algumas gotinhas do produto, faça movimentos circulares na raiz
  • Passe os dedos pelas madeixas e pare nas pontas, puxando para baixo suavemente
  • Para soltar a parte da frente, coloque os dedos bem no começo dos fios, deslize um pouco e puxe as madeixas para cima.
  • Se a ideia é que o cabelo fique jogado para o lado, o movimento deve ser feito com a mão posicionada mais para a lateral e puxe de forma delicada

Cachos amassados

Para evitar que os cachos amassem durante a noite, a dica é dormir com uma rede, igual àquelas do tempo da vovó. “Outra opção é fazer um rabo de cavalo bem no alto da cabeça, sem apertar, para que os fios não embaracem durante o sono”, ensina Lúcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Love MakeUp Joy - Copyright © 2013/2015. Todos os direitos reservados.
Design por: Andréia Nobre - Nobre Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo